BATISMO

INFORMAÇÕES

OS PADRINHOS

O Código do Direito Canônico dispõe algumas normas para que se escolha o padrinho do batizando. Em primeiro lugar, obviamente, exige-se que "seja católico, confirmado e já tenha recebido a Santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar". Depois, que "não esteja abrangido por nenhuma pena canônica legitimamente aplicada ou declarada".

Ao contrário do que possa parecer, não são regras absurdas. Aos padrinhos cabe a missão de "assistir na iniciação cristã" e "esforçar-se por que o batizado viva uma vida cristã consentânea com o batismo e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes".

Os padrinhos são muito mais que uma posição social; são pais segundo Deus, pois no batismo morre o "homem velho" e nasce o "homem novo". E, como verdadeiros pais, eles têm o grave dever de transformar seus filhos em soldados de Cristo, educando-os na escola de santidade dos grandes santos da Igreja.


Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de PADRINHO ou MADRINHA, é necessário que:

DOCUMENTOS


2.1 Criança (original e cópia):

2.2 Pais (cópia):

2.3 Padrinhos (cópia):

Na impossibilidade de apresentar a Certidão de Crisma, que testemunhe sob Juramento, com a presença de duas testemunhas, apresentando, pelo menos, algumas informações ou detalhes a respeito da celebração do sacramento da Crisma, tais como o nome da igreja, nome do Padrinho (a) ou de pessoas que foram crismadas no mesmo dia, fotos, nome do Pároco, da Paróquia ou do Bispo que administrou a Crisma.

Padrinhos devem estar em situação regular: 

DIAS E HORÁRIOS

Sábados: 17h00 | Domingos:s 09h00, 12h00 e 18h00.

OBSERVAÇÕES:

Crianças a partir de 7 (sete) anos e adultos deverão frequentar a Catequese, para serem batizados.

No dia do batizado, pais e padrinhos deverão chegar, no mínimo, 30 minutos antes da celebração. 

A criança deverá estar vestida de branco.

CURSO DE PREPARAÇÃO

O curso de preparação para pais e padrinhos acontece no terceiro sábado de cada mês. Acesse o link para maiores informações.